Já ouviu falar de plantas do futuro? Essa é a proposta das plantas clonadas no mini jardim clonal virtual. 

A ideia surge como alternativa diante de um cenário onde se tem o compromisso de recuperar vastas extensões de áreas florestais degradadas. 

Já é bastante conhecida a importância dos plantios de espécies nativas para recuperar áreas desmatadas e auxiliar na preservação de mananciais, do solo, do clima, da flora e fauna. Mas a necessidade é tanta que no futuro precisaremos de muitas sementes, mudas e pessoas para ajudar.

Assim se faz necessário que novas técnicas surjam nesta corrida, para acelerar e facilitar o estabelecimento destes novos ambientes. Uma dessas técnicas aparece para sanar o desafio de cultivar plantas com dificuldade de produção via semente ou que possuam algum tipo de limitação na produção de suas mudas. Surgem assim as plantas do futuro, com a técnica de produção de mudas clonais em minijardim clonal virtual. 

A técnica consiste na utilização de mudas originadas de sementes, que após germinar em tubetes sustentáveis e se estabelecerem como mudas saudáveis vão para um ambiente controlado para iniciar a clonagem de seus indivíduos. Essas mudas são as mães das futuras árvores clonadas e são chamadas de cepas. 

Para a clonagem corta-se o ápice da cepa, de preferência com um ou dois pares de folhas cortadas ao meio, para que a nova muda-filha concentre sua energia em sobreviver longe da planta mãe, enraíze e gaste menos energia com a fotossíntese.

As mudas clonadas vão para um ambiente com temperatura e umidade controlada. Esse local funciona como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde são monitoradas constantemente para se adaptar e evitar contaminação por doenças. 

Enquanto isso, as plantas mãe, ou seja, as cepas, também recebem o melhor cuidado, com controle do ambiente e nutrientes necessários para estarem prontas para crescer e formar novos ramos que vão dar origem a novas plantas clonadas. 

Ainda se tem um grande caminho para percorrer e aprimorar as técnicas de clonagem, mas os minijardins clonais se mostraram promissores para a formação de novas plantas, principalmente para a recuperação ambiental do futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.